quarta-feira, 1 de abril de 2020



Afrodescendência e Zumbi: Ancestralidade e Resistência


Zumbi dos Palmares (1655-1695) ou simplesmente Zumbi é o maior ícone do movimento afrodescendente nacional. Congrega dentre muitos valores os de ser inspiração e exemplo supremo de resistência contra o regime escravagista desenvolvido no Brasil. Seu nome não deve ser entendido conforme ensinado pelos filmes hollywoodianos: um morto-vivo que sai por aí amedrontando pessoas. Deve ser compreendido no sentido mais próximo do original, i. é, da perspectiva de vivências afro-culturais. Assim, o termo Zumbi se trata de um morto que vive substanciando existências, uma ancestralidade que referencia qualquer afrodescendente, um manancial de memórias e esperança, uma inspiração para qualquer ser humano. Esta definição é coerente ao termo Nzumbi do kimbundu.

Ultimamente há uma “polêmica” em torno da real existência desse herói: teria ele existido? Seria ele uma personagem criada pelo movimento afrodescendente? Se ele não existiu, que impacto causaria, sobretudo, na luta afrodescendente? É necessário mencionar que há muitas personagens renomadas na história cujas existências são contestadas por falta de provas: Sócrates, Jesus, Maomé, deus ou os deuses são seres que são contestados em sua real existência. Mas, a “simples” ideia da não existência dessas personagens seria tão problemática ou importante assim? Pois, mesmo tendo sua existência suspensa ou negada, o número da legião dos teístas, dos cristãos, dos mulçumanos sofreu alguma diminuição? A Filosofia abandonou os ditos textos de Sócrates? Ela estuda Sócrates por Sócrates ainda que para alguns sirva de categoria para se referir ao jovem Platão. Portanto, tais personagens como ideia, são reais.

Não seria Zumbi do ponto de vista da sua importância tão real quanto às personagens citadas? Mesmo que ele não tenha existido, não estaria a própria negação a confirmar uma capacidade louvável da comunidade afrodescendente de criar uma personagem tão impactante e memorável? É recusável qualquer entendimento de sua existência associado à mentira, pois, as atrocidades aplicadas àqueles povos constantemente, basta para aliá-lo a uma expressão de fatos (inumeráveis, oriundos do Estado e da sociedade brasileira e atuais). Será que os colonizadores não quiseram exterminar a memória de Zumbi e, por extensão, dos povos afrodescendentes ao negar-lhe o registro em documentos públicos? Seria ele uma lenda? Um mito?

Será que Zumbi não é um ente lingüístico que, como um símbolo, é uma célebre representação cultural que ensina, que critica e que denuncia fatos históricos? Qual a preocupação de negar-lhe existência? Desqualificar o movimento que luta por direito a séculos? Quais as reais pretensões por trás de tal negação? A eliminação das conquistas? Proposta para implantação de uma política neocolonial? Estimular o conformismo e aceitar todo tipo de desqualificação com os afrodescendentes?

O fato é que, quer como ser humano de real existência, quer como uma personagem, Zumbi já ultrapassou o simples limite de sua importância meramente humana, ele tal como signos religiosos (a Cruz, Meca, a Bíblia, o Alcorão) é a magna representação de afro-resistência, sua forma transcende o indivíduo ao grupo. Zumbi é um imperativo, um lembrete, uma voz, um mártir que todos os dias convoca seu povo à luta.

HÙNNÓ-SERAFIM. Afrodescendência e Zumbi: Ancestralidade e Resistência. Disponível em: <https://outrafonte.com/2020/04/01/afrodescendencia-e-zumbi-ancestralidade-e-resistencia/>. Acesso em 01 Abr. 2020.



Zumbi dos Palmares


Estátua de Zumbi - Salvador-BA

(Fonte: http://www.sinttelba.com.br/noticia/450/8%C2%AA-lavagem-da-est%C3%A1tua-do-zumbi-acontece-no-dia-20-de-novembro)


Quilombo dos Palmares - Serra da Barriga
(Fonte: https://www.portalmatasul.com.br/wp-content/uploads/2017/11/Quilombo-1.jpg)


(Fonte: https://slideplayer.com.br/slide/1609627/5/images/50/Mapa+de+Palmares+Fonte%3A+REIS%2C+J.+J.%3B+GOMES%2C+F.+dos+S..jpg)


Lavagem da Estátua de Zumbi
(Fonte: https://cdn.jornalgrandebahia.com.br/2018/11/Lavagem-da-est%C3%A1tua-de-Zumbi-dos-Palmares.jpg)




Nenhum comentário:

Postar um comentário