sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Função Social da Escola

       1. Introdução

       1.1. A escola enquato parte da sociedade

       Ao iniciarmos a discussão sobre a função social da escola, devemos antes de qualquer coisa ter claro que ela é uma instituição que compõe a sociedade, por conseguinte sofre influência do cenário nacional em seus aspectos sociais, políticos e econômicos. Desse modo, os fenômenos advindos com o progresso científico e tecnológico nos permitem um contato com uma infinidade de informações sobre variados temas que por seu turno concorrem com a cultura local. Essas transformações afetam a escola diretamente modificando seu dinamismo, uma vez que ela deverá atender às exigências das novas necessidade.

       2. Desenvolvimento  

       2.1 Função primordial da escola

       A escola é um lugar de aprendizado por excelêcia de ambas as partes. Contudo há objetivos que a ela são conferidos e esperados pela com unidade. Desse modo, espera-se da escola, de um modo geral, que torne o indivíduo emancipado e crítico a partir do des envolvimento das suas potencialidades físicas, cognitivas, afetivas (formação moral) e o prepare para o mercado de trabalho. Esse desenvolvimento e preparação devem ter em seu bojo a amálgama da instrução norteada por uma base pedagógica e pelas transformações em torno das necessidades vigentes. Logo, a escola sempre acompanha as modificações seja deliberada ou forçosamente. Conforme percebemos ao ler o que Cavalcanti os escreve:

       "As funções da escola não se circunscrevem somente no âmbito pedagógico, pelo contrário, as práticas dessa instância são influenciadas por condicionantes sócio-político-econômicos, que validam diferentes concepções do mundo, sociedade e homem. E, é com base essas demandas, que a escola organiza suas ações, ou seja, as metodologias, o currículo, o planejamento, os conteúdos, a concepção de avaliação" ( Flávia Cavalcanti, 2010, p. 23).

       Isso se torna evidenciado quando pegamos o plano político pedagógico de uma instituição de ensino, ou ao elaborá-lo, percebemos a preocupação com a entronização de conteúdos novos que estão ligados aos problemas do cotidiano. nesse horizonte, devemos compreender que tais condicionantes não podem ser entendidos como apenas uma força que  o briga a escola a seguir o que se dita, e sim entendê-los enquanto temas que podem ser pensados e compreendidos, ora como favoráveis, ora como inconsistentes no que respeita ao nível cultural. Tais temas tem um influxo vertical ou da maior parte da sociedade para a menor ou o contrário. Os exemplos que temos são respectivamente a inserção do computador - que é tomado como ponto determinante para qualificar a sociedade enquanto os que estão incluso e os que compõem a periferia no campo da informação -  e o xaxado - que é somente uma expressão folclórica, mesmo estando tão perto de nós. Portanto, isso nos faz lembrar que uma das finalidades atreladas à escola é a formação de seres críticos e participativos, conscientes de seu papel nas mudanças sociais para o exercício da cidadania.

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